segunda-feira, 19 de setembro de 2011

 As tecnologias da informação e comunicação no ensino de
                                 História  

Curso: Introdução à Educação Digital.

Aluna: Lilian Cristina Rosa de Oliveira, turma 3
                                        
Tema: A escravidão no Brasil colonial através de análises de imagens  (iconografias) e criação de texto diretamente no blog: historiaefilosofiaprolilian.blogspot.com.


Problema: o uso de tecnologias da informação e comunicação (tic) poderão promover e dinamizar o ensino de História, através do uso de imagens sobre a escravidão no Brasil colonial e a criação  de  texto postados em blogs?

Hipótese: o uso de tecnologias da informação  e comunicação (tic), tendo como foco a análise de imagens sobre a escravidão no Brasil colonial pretende facilitar o entendimento do educando com relação ao processo histórico do tema proposto e a produção de  conhecimento através da criação de textos e postagem no blog historiaefilofosiaprolilian.blogspot.com.

Objetivo geral: aliar o uso da tecnologia da informação e comunicação (tic), ao ensino de História, através do uso de imagens sobre a escravidão no Brasil colonial e a criação de textos pelos alunos analisando a temática estudada e sua postagem no blog: historiaefilosofiaprolilian.blogspot.com.

Justificativa:O ensino de História através de imagens apresenta-se mais compreensível para os alunos, fomenta discussões e questionamentos, e a partir dessa análise o aluno deverá criar e postar pequenos textos sobe o tema proposto


Metodologia:1º passo: leitura de texto sobre a escravidão no Brasil colonial.
                        2º passo: apresentação de imagens e discussão sobre a       
                                         temática proposta.
                        3º passo: o blog historiaefilosofiaprolilian.blogspot.com
                                      apresentará imagens da escravidão no Brasil colonial
                                      para que os alunos e alunas façam suas análises
                                      individuais.
                        4º passo: os alunos e alunas deverão criar pequenos textos
                                      sobre o assunto estudado e postar no blog
                                      historiaefilosofiaprolilian.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário